quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Vou n'aurez pas ma haine"

 Esta carta, escrita por Antoine Leiris, tocou-me cá fundo. É o que defendo, não podemos dar-lhes o prazer de qualquer tipo de vitória. Eles são maus, fundamentam-se num deus que não existe. Deus, seja de que crença for, não é assim, não é!!! Mas sendo isto o que defendo, será que o conseguiria fazer se estivesse no lugar do Antoine? Não sei mesmo.


 
“Vocês não terão o meu ódio

Na noite de sexta-feira vocês acabaram com a vida de um ser excepcional, o amor da minha vida, a mãe do meu filho mas vocês não terão o meu ódio. Eu não sei quem são e não quero sabê-lo, são almas mortas. Se esse Deus pelo qual vocês matam cegamente nos fez à sua imagem, cada bala no corpo da minha mulher terá sido uma ferida no seu coração.

Por isso eu não vos darei a prenda de vos odiar. Vocês procuraram-no mas responder ao ódio com a raiva seria ceder à mesma ignorância que vos fez ser quem são. Querem que eu tenha medo, que olhe para os meus concidadãos com um olhar desconfiado, que eu sacrifique a minha liberdade pela segurança. Perderam. Vamos continuar a lutar.

Eu vi-a esta manhã. Finalmente, depois de noites e dias de espera. Ela ainda estava tão bela como quando partiu na noite de sexta-feira, tão bela como quando me apaixonei perdidamente por ela há mais de doze anos. Claro que estou devastado pela dor, concedo-vos esta pequena vitória, mas será de curta duração. Eu sei que ela nos vai acompanhar a cada dia e que nos vamos reencontrar no paraíso das almas livres ao qual nunca terão acesso.

Nós somos dois, eu e o meu filho, mas somos mais fortes do que todos os exércitos do mundo. Não tenho mais tempo a dar-vos, tenho de ir ter com o Melvil que acordou da sua sesta. Ele só tem 17 meses, vai lanchar como todos os dias, depois vamos brincar como fazemos todos os dias e durante toda a sua vida este rapaz vai fazer-vos a afronta de ser feliz e livre. Porque não, vocês também nunca terão o seu ódio.”




5 comentários:

  1. É emocionante essa mensagem. Deve ser assim a resposta de todos nós à violência!

    ResponderEliminar
  2. Oi Filomena, tem troca de cartão no meu blog, a Sofia quer participar mas preciso de mais uma parceira de Portugal. Eu não tenho mais atualizado o blog com frequencia... por fim não consegui te convidar antes. Te aguardo.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Filomena!
    Bom ver-te pelo cantinho :) Parece que vamos trocar novamente um postalzinho de natal não é mesmo?! Que bom!
    Beijinho grande e volta mais vezes :)

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Pois é! Como disse a Sofia ai em cima, vão trocar cartão novamente! Eu fico muito feliz! Obrigada por participar mais esse ano!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Filomena!
    As massinhas que me me falaste são essas mesmo. São margaridas comprei da marca milaneza. Fazem um efeito muito engraçado :)
    Ah e passa mais vezes no meu cantinho pois, gosto de te ter por lá :) Obrigada!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar