terça-feira, 23 de julho de 2013

Que raio de país é este??????

Vou transcrever uma publicação de uma mãe que está aflita com a situação em que o seu filho, autista, foi colocado com as decisões fabulosas do nosso maravilhoso ministro Nuno Crato.
Estou a ver-me daqui a um ano, o Xande vai para o 9º por isso daqui a um ano há mudança de escola e depois o tempo voa e a incerteza, as angústias e receios aí é que vão apertar ainda mais o meu coração de mãe.
Esta gente não é paga para pensar???? As decisões deles são tomadas com moeda ao ar é? 
Os nossos filhos não têm de se adaptar a um sistema incompetente, o sistema é que tem de arranjar opções em função das necessidades de cada um. Isso sim é um ensino inclusivo, atento, competente, mas estas palavras são palavras ocas na boca de quem decide, infelizmente. 
Temos de lutar, lutar sempre, e unir-mo-nos pois só assim se consegue alguma coisa.

"Ainda estou a pensar no que ouvi ontem na reunião final do meu filho que como sabem é autista e frequenta a CERCISA (para quem não sabe fica a saber)...

Supostamente iria frequentar este estabelecimento de ensino até Julho de 2014 e ai passaria para uma outra valência que se chama Centro de Atividades Ocupacionais. Mas o Ministro Nuno Crato achou há duas semanas atrás que um autista que faz 18 anos até 15 de Setembro de 2013 pode perfeitamente ficar em casa a fazer atividades domésticas.

Eu a Mãe fui informada HOJE que o meu filho só tem escola até 30 de Julho e depois olhe.... aumente-lhe a medicação e ele fica a dormir um ano em casa!

Como não me foi dada alternativa a não ser "Os pais devem mexer-se" eu estou a começar por aqui e já consegui que me arranjassem contactos para ir à televisão explicar que os autistas não hibernam, pelo contrário têm rotinas muito especificas para além de tudo o resto.
 

O próximo passo será juntar 6 autistas sem escola durante um dia inteiro à porta do ministro ou noutro local. Fico à espera de Algumas Sugestões.

Na minha vida acontece sempre isto: quando parece que as coisas vão acalmar, ou quando eu estou um pouco mais feliz... Pimba toma lá que é para não te habituares à Boa vida. Obrigada Nuno Crato e a todos os que tiveram esta ideia.

Agora faço um apelo MUITO importante. Como já consegui chegar á TV, necessito que todos os pais na mesma situação com filho autistas ou outra problemática entrem em contacto comigo URGENTE, a não ser que o meu filho seja o único nesta situação, o que não acredito.

Mesmo quem já tenha solução acho que se deve juntar a quem ainda não tem.

Obrigada o meu mail é pcastro.almada@gmail.com.

POR FAVOR PARTILHEM ISTO COM OS VOSSOS AMIGOS a fim de que chegue a mais pessoas na mesma situação. Vamos toca a mexer....

Muito obrigada
Paula Castro"

terça-feira, 2 de julho de 2013

Páginas do Álbum da Professora Isabel - parte 2

As páginas dos bolsos têm todos um rebordo que cortei com os meus borders e aplicação de uma fita em tecido em cores contrastantes. As fotos foram tiradas por mim com a minha "bela" máquina e dá para ver que fazemos uma dupla imbatível a tirar fotos tremidas e toscas :-). Mas dá para ficar com uma ideia.

















E aqui está o fim, e claro com mais um esquecimento. Não fotografei a página do pocket onde está outra foto e um desenho feito pela Soraia.

Páginas do Album da Professora Isabel

Aqui estou eu a continuar a publicação das fotos do meu projecto megalómano, que deu bastante trabalho, mas muita satisfação.

Como a turma tem 22 crainças, ficou uma página para cada um, por ordem alfabética, com um bolso em quase todas onde coloquei os trabalhos que cada um fez dedicados à professora.
























Album da Professora Isabel

Com o fim de mais um ciclo na vida da minha filhota, o 4º ano, e por todo o empenho, carinho e dedicação da Professora Isabel Correia, pensei em fazer algo para os meninos lhe oferecerem. Juntei o meu gosto por scrapbooking com esta ideia e assim surgiu este álbum.
Tive bastantes cúmplices, alunos e seus pais, que colaboraram no envio de fotos e de dedicatórias, e que mantiveram o segredo até ao último minuto.
Fiz um álbum tipo Gatefold, com páginas A 4, achei que era uma forma de fazer uma página para cada menino (com bolso) sem fazer um álbum gigante, mas saiu gigante à mesma.





Gostei muito de o fazer, não coloquei muitos enfeites pois queria destacar as fotos das crianças e os seus trabalhos dedicados à professora. Também a maneira como as páginas fecham não permite muita coisa, pois eu apliquei os nomes com espuma 3 d e tive de a retirar pois as páginas fechavam bem.
O título tem a ver com o hino da Escola Gualdim Pais, as frases da capa, da contra-capa e da página da professora dizem "Era uma vez, uma turma que se fez, na Gualdim Pais, com a Professora Isabel".








Como tive de ir à loja imprimir a foto da professora esqueci-me de voltar a fotografar a página já com a foto aplicada. Eu e os meus esquecimentos.